Reciclagem – Parte 1): Cômoda com pátina!

Oi gente!!

Estamos na véspera do feriado da Páscoa, todos com uns dias a mais de descanso, então que tal aproveitar esse tempinho de folga, pegar aquele móvel mais velho que você tem em casa, meio sem graça e dar uma repaginada nele?

Pois foi isso que fiz com a cômoda da foto abaixo, que era da minha avó. Veja que linda que ela ficou:

7)

Esqueci de tirar foto da cômoda antes de começar a lixar, mas ela era na cor de madeira escura, com puxadores pendentes, daqueles bem antigos, sabe?

Bom, embora antiga, a cômoda estava em ótimo estado, tem gavetas boas, bem grandes, então achei que valia a pena deixá-la mais moderna, com vida própria para integrar a decoração do quarto.

DSC00921

Como toda repaginada em madeira, o primeiro passo é sempre lixar! Sorte que tinha dado de presente para o meu marido, um tempo atrás – sem segundas intenções, juro; uma lixadeira manual da Bosch, super levinha e prática. E foi ela mesma que usei para lixar os espaços maiores; só nos cantinhos é que não teve jeito e lixei na mão mesmo!

2)

Depois de lixada, o 2 passo foi passar uma camada de fundo branco nivelador, com massa corrida da Suvinil para esconder alguma imperfeição na madeira, como a marca dos antigos puxadores, por exemplo e para que ela ficasse mais clara para facilitar a entrada da tinta.

3)

Depois de seco, dei mais uma lixadinha de leve para tirar algum excesso da massa e passei um pano seco para tirar o pó. Na sequência fiz uma mistura de cores com tinta acrílica fosca branca, à base de água também da Suvinil, um corante líquido verde e umas gotinhas de tinta preta para chegar no tom de verde que eu queria.

Usei uma trincha larga para a pintura e uma menor para os cantinhos, pois queria um efeito de pátina, mais rústico.

4)

Não me pergunte quanto de tinta branca, preta e de corante verde usei, porque não sei! No começo da mistura, até tentei ir marcando a quantidade, mas depois me perdi e desisti. Só sei que ficou neste tom de verde meio água marinha que adorei.

5)

Concluinda a parte da pintura – como queria dar um ar mais desgastado ao móvel, com uma cara meio antiga, provençal, dei umas lixadas mais fortes em alguns pntos específicos, até aparecer o fundo da madeira.

6)

Para finalizar o acabamento, troquei os antigos puxadores por esses, que achei que combinaram perfeitamente com a minha antiga/nova cômoda! O resultado foi esse! Não ficou linda e super charmosa!?!?

8)

Claro que todo esse processo não se deu de um dia para o outro, demorou um tempo, fui fazendo aos poucos, nos finais de semana e feriados, sempre que tinha uma folga do trabalho. Sem pressa, curtindo cada etapa.

E foi tão gostoso e gratificante ver o resultado de todo o processo, que me empolguei e reciclei outros móveis e objetos que tinha por aqui. Com tempo vou mostrando cada um deles, tá!

Por hoje é isso! Uma ótima Páscoa e aproveite bem o seu feriado!

Até o próximo post!

Beijos!

Anúncios

Uma opinião sobre “Reciclagem – Parte 1): Cômoda com pátina!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: